Staten Island ferry


Nova Iorque não é uma cidade barata, to say the least… Não é fácil encontrar nesta cidade experiências que deixem a sua marca nas nossas memórias mas que não danifiquem a carteira. Mas não há regra sem excepção… Ou excepções! E uma das principais é a viagem de ferry até à Staten Island, um dos cinco distritos em que está dividida a cidade, sendo os outros Manhattan, Bronx, Queens e Brooklyn.


Os dias que tivemos em Nova Iorque foram totalmente dedicados a Manhattan, e as duas únicas duas vezes que nos aventuramos fora dessa ilha foram ambas para admirá-la de longe! Uma, em Brooklyn, e a outra no ferry para a Staten Island.


Em termos, de relação qualidade/preço, nada melhor: a viagem é grátis! Partindo de South Ferry, este transporte serve tanto os locais, que se deslocam em trabalho, como os turistas que querem conhecer outro distrito de NY, ou apenas, como nós, ir e voltar para admirar as águas da baía de Hudson e a silhueta de Manhattan. E em termos de horário, não há que enganar: o ferry funciona 24h/dia!


A partida e chegada a Manhattan é feita no seu lado leste, permitindo também observar a ponte de Brooklyn e a partida e chegada de helicópteros que sobrevoam a cidade com turistas. Aliás, esta viagem pode muito bem ser o complemento ideal a uma visita à parte leste de Lower Manhattan. É aconselhável fazer a viagem ao final da tarde, quando o sol poente realça as cores dos edifícios e Manhattan parece ficar em brasa.


Staten Island merecia mais do que a nossa fugidia permanência de alguns minutos entre desembarcar de um ferry e embarcar noutro? É provável que sim. Mas quando se tem tempo limitado numa viagem, há que fazer escolhas. E o que ficou por ver agora poderá, quem sabe, ser visto no futuro. Por agora, deliciamo-nos com as vistas de Manhattan, e agradecemos aos deuses por o tempo maravilhoso que nos tem acompanhado neste nosso périplo por NYC.




Etiquetas: