Nature vs History, em Boston

Quando chegamos a Boston, eu e o Rui tínhamos objectivos claramente distintos. O Rui estava entusiasmado por pisar e conhecer os lugares da Revolução Americana. Eu confesso que achava que ia ser "uma seca". Estava mais interessada em explorar as baleias e o aquário, já que Boston fica junto ao oceano Atlântico e é influenciado pela corrente fria do Labrador.


Foi difícil chegar a um consenso já que só tínhamos dois dias para conhecer a cidade. Mas, tudo se resolve, e dividimos os dias: cada um seria responsável por programar um dos dias em Boston. Seria então um Nature vs History.

Eu tinha feito alguma pesquisa na internet e sabia que em Abril era possível fazer passeios de barco para ver várias espécies de baleias na costa, nomeadamente baleia-jubarta, baleia-anã (minke), baleia-piloto e baleia-comum. Sendo assim, tratei de preparar a visita, acedendo ao site do New England Aquarium (aquário de Boston), já que são eles que operam estes passeios. Até o preço de 47$/pessoa agradou-me, assim como o horário. Os barcos saíam às 10 h da manhã do porto em frente ao New England Aquarium. Mas, nesta planificação eu cometi um erro. Sim, eu cometi um erro (tenho que o admitir por muito que me custe). Deixamos ficar o "nature day" para o segundo dia. 


De manhã, quando chegamos ao New England Aquarium  para comprar os bilhetes (que não é necessário comprar antecipadamente) haviam várias pessoas na fila mas todas saiam com as mãos a abanar. Não desistimos e lá continuamos. Quando chegou à nossa vez, descobrimos que as viagens de barco desta manhã tinham sido canceladas devido ao vento forte em alto mar. Fiquei desolada. A menina ainda me disse que podíamos ir amanhã, mas a verdade é que não podíamos. Não podíamos porque íamos nessa noite apanhar o comboio para Filadélfia (bilhetes comprados com bastante antecedência para conseguirmos bons preços).   

Face a este desânimo, havia que "chuchar" o osso de compensação, íamos ter tempo para apreciar o New England Aquarium  de forma descontraída e apreciar o ritmo de vida em Boston sem pressas, sentando-nos no café da esquina, contemplando o ritmo de vida da população local ou mesmo entrar numa lojinha (algo que nós normalmente não fazemos. Sim, eu sei, não é normal).


O New England Aquarium  localiza-se no porto de Boston e não passa despercebido a ninguém. A entrada custa 24.95$/pessoa e é um dos lugares que merece uma visita tranquila. Logo na entrada fomos recebidos por várias focas que posaram para mim. Acho que sentiram que eu estava cabisbaixa e pouco entusiasmada por causa da observação das baleias. Fizeram algumas macacadas e até me fizeram rir. Quando chegaram outros turistas esconderam-se e eu achei imensa piada. 


Dentro do aquário existem vários edíficios. No edifício principal existe um tanque circular gigante com várias espécies tropicais, nomeadamente tartarugas, peixes, corais, etc. Este tanque - Giant Ocean Tank - faz as delícias dos miúdos e dos graúdos. 



Colei-me aos vidros para ver passar as tartarugas gigantes e, juntamente com os miúdos de 3 ou 4 anos, ri e vibrei de cada vez que elas passavam pela minha frente. Um dos pontos altos é quando os mergulhadores entram no tanque de 58 mil litros de água para o limpar. Como o tanque é circular e mede cerca de 8 metros de altura, à medida que vamos subindo vamos acompanhando a vida marinha a diferentes profundidades. 




À volta do tanque central existem vários tanques menores com diferentes espécies marinhas e até fluviais como uma enorme anaconda ou dragões marinhos. 


Na base do tanque gigante existe uma área que alberga mais de 80 pinguins, sendo a maioria pinguins-africanos, uma espécie bastante ameaçada. Há também pequenos pinguins-azuis, a espécie mais pequena do mundo e originária da Oceânia. Mas, as verdadeiras estrelas da companhia são os pinguins rockhoppers  (pinguins com cristas) com uma ar gozão e descontraído. Até pareciam que estavam com vontade de se sentarem numa esplanada e beber um copo. Achei-os o máximo. 


  


Numa das áreas laterais existe um tanque com raias e tubarões. As crianças ficam deliciadas com este tanque porque é possível colocar a mão dentro de água e tocar-lhes. Há raias gigantes do hemisfério sul (Uge-americana), gaviões-do-mar, raias amarelas e tubarão-peixe do mar do Coral. 




Por baixo das raias há vários tanques com medusas fantásticas. Umas são coloridas, outras florescentes; umas grandes, outras pequenas, mas todas são surpreendentemente belas. Fiquei maravilhada. 








No exterior há uma piscina com vários leões marinhos. Quando lá estivemos eles estavam bastante preguiçosos. 

No final da visita ao aquário vínhamos satisfeitos, mas a sensação de "derrota" não passou. O ambiente "artificial" nunca poderá substituir o habitat natural, nem para os animais, nem no grau de satisfação para quem os visita. 



Dados práticos

Horário: 9 h - 18 h (verão) 1 h - 17 h (resto do ano) - Aos sábados e domingos encerra uma hora mais tarde.
Preço: 24.95$
Site do museu: http://www.neaq.org/index.php

Avaliação: *****

Etiquetas: