Sobrevoando as Quedas de água de Niagara

"Bird eye view", eis algo que sempre ambicionei. Fechar os olhos; sentir o corpo subir no ar; abrir os braços e voar. Voar!

Abrir os olhos, olhar para baixo e ver o mundo tão pequeno que o ser humano não passa de mais um elemento da paisagem, tão insignificante quanto um grão de areia no deserto. 

Como conseguir alcançar tal feito? Não me ocorre nada melhor do que um passeio de helicóptero. Se demorei alguns instantes a pensar, demorei bem menos a decidir-me. Isto porque uma das atracções turísticas das quedas de água de Niagara (do lado canadiano) são os passeios de helicóptero. 


Nós tratamos de tudo por email. Marcamos o nosso voo com a Niagara Helicopters e "rezamos" para que o tempo naquele dia estivesse a preceito. E, felizmente, estava. São Pedro foi nosso amigo.



De bilhetes na mão fervilhávamos de entusiasmo. Mal podíamos acreditar que íamos sobrevoar as Niagara Falls!!!

- Belisca-me, Rui. Não estou em mim!

- Nem eu, isto vai ser BRUTAL!

Tivemos a sorte de ser os primeiros a entrar no helicóptero e eu escolhi logo o lugar da frente, ao lado do piloto, e o Rui o lugar atrás, junto à janela. No helicóptero voam seis pessoas de cada vez.


De auscultadores gigantescos e auricular colocado, estamos prontos para levantar. O piloto faz-me indicação com o polegar de que tudo está ok. O helicóptero começa subir. O chão parece que treme debaixo dos meus pés. Que sensação extraordinária! Vejo o chão a distanciar-se de mim; ou melhor, desta vez sou eu que levanto voo e que me estou a distanciar do chão. Os primeiros abanos deixam-me um pouco agoniada mas 30 segundos depois as vistas da paisagem circundante fazem-me esquecer os enjoos e até que tenho vertigens!




Meu Deus, o mundo é perfeito! Tão perfeito que a maioria das vezes temos dificuldade em perceber isso. Estamos tão concentrados na nossa vida pessoal e profissional, no contexto económico e político nacional/internacional, que nos esquecemos de olhar o mundo de um outro ângulo. Esta viagem de helicóptero fez isso por mim.






Quando sobrevoava a garganta em que o rio Niagara corre encaixado senti-me viajar para um mundo sem problemas, sem indivíduos, onde o homem é tão insignificante quanto um grão de areia no deserto. Nesse mundo, o rio Niagara corre no planalto, num leito aberto, transportando icebergs que se desprenderam dos glaciares do lago Ontário. Estes icebergs são transportados para jusante durante vários quilómetros e acabam por cair na base da queda de água.


A noção de escala só é dada pela dimensão dos prédios construídos ao lado das quedas. Depois das quedas de água, o rio encaixa numa garganta rochosa estreita e profunda e desaparece no horizonte. É este espectáculo da natureza que a tal "bird eye view" me permite contemplar. Parece irreal mas não é. É simplesmente uma forma extraordinária de apreciar aquilo que o mundo de melhor tem, a sua natureza, mas longe das multidões de turistas. 




Dados práticos:

Nós tratamos tudo pela internet com a Niagara Helicopters antes de chegar a Niagara. Assim, quando lá chegamos já sabíamos o que iríamos ver e fazer. Foi óptimo porque não perdemos tempo a decidir as coisas no momento. Apenas nos deixamos levar pela emoção e magnificência da natureza. O passeio é muito bom (embora demora apenas 10 minutos) e vale cada dólar investido.




NIAGARA HELICOPTERS
Preço: 137$/pessoa (268$/casal)
Companhia: Niagara Helicopters
Como marcar: É possível comprar os bilhetes no local ou marcar antecipadamente por email ou telefone. Também pode segui-los no facebook e deixar-se encantar com as fotografias até ganhar coragem para voar.

Contacto: 3731 Victoria Avenue, Niagara Falls L2E 4B2
                 Telefone             +1 905-357-5672
                 E-mail   weflyyou@niagarahelicopters.com
                 Site        http://www.niagarahelicopters.com

Classificação: *****


Como chegar: O heliporto de onde saem os helicópteros fica na linha verde de bus, paralela à garganta calcária do rio Niagara. Apanhamos o bus em frente às quedas (para tal compramos um passe diário que custou 7$/pessoa da wego) e saímos na paragem do Aero Car. De lá basta caminhar cerca de 5 minutos até à avenida Vitória, onde se localiza o heliporto.


Etiquetas: ,