Universidade de Harvard e Massachusetts Institute of Technology (M.I.T.)

A área metropolitana de Boston é provavelmente a região do mundo com propriedade intelectual mais valiosa do mundo. Aqui se concentram dezenas de instituições de ensino superior, entre as quais se distinguem a Universidade de Harvard, a mais antiga dos EUA (1636), e o Massachusetts Institute of Technology (M.I.T.), fundado em 1861 e hoje a mais famosa escola de engenharia do mundo. Na realidade, nem uma nem outra, se encontram em Boston, mas sim do outro lado do rio Charles, numa cidade com o mesmo nome de uma congénere britânica, também famosa pela sua universidade, Cambridge.


Da baixa de Boston apanhamos o metro para Harvard Square, o centro da universidade. A área ocupada pela universidade é enorme, mas o seu centro é a chamada Harvard Yard, onde podemos encontrar alguns dos locais mais emblemáticos. Entre os mais de 400 edifícios, sucedem-se os Halls (centros de ensino e investigação), igrejas, museus, bibliotecas e edifícios residenciais de alunos, cobrindo diversos períodos arquitectónicos, e alternando com espaços verdes e atraentes pátios.




Começando pelo Massachusetts Hall (o edifício mais antigo), entra-se na Old Harvard Yard, um centro nevrálgico, de frente para o University Hall, com a estátua de John Harvard, o clérigo que doou a sua biblioteca pessoal à universidade e que lhe dá o nome.

 

No grande pátio que se abre em frente, podemos admirar a Widener Library (a terceira maior biblioteca dos EUA), a Memorial Church e o Sever Hall. Para além de admirar a bela arquitectura dos edifícios, e desfrutar da atmosfera universitária, os turistas têm nesta área outra grande atracção, os museus da universidade, por exemplo, o Fogg Art Museum e o Museu de História Natural.




Atravessamos a Cambridge Street e entramos numa zona mais moderna, junto a Oxford Street, onde se encontra o Departamento de Física, onde figuras famosas da Física Teórica, como Julian Schwinger, Sidney Coleman e Steven Weinberg, fizeram investigação e deram aulas. Ainda visitamos o Jefferson Physical Laboratory, centro de investigação em Física de Partículas, onde provavelmente estudam as futuras "estrelas" da Física Teórica.

 



Mas estava na altura de seguir em frente, ou melhor, de voltar para trás, apanhar o metro no sentido contrário e sair na estação antes do rio, para dar uma volta pelo M.I.T. Não tínhamos tempo para visitar edifícios por dentro, mas pudemos apreciar a bela arquitectura moderna da zona, da qual o exemplo mais famoso talvez seja o Stat Center, desenhado por Frank Gehry, e dedicado às ciências informáticas e cognitivas.



E numa cidade onde o passado, presente e futuro se entrecruzam, é bem notória a aposta contínua ao longo dos séculos, por parte dos EUA, em permanecerem na vanguarda da investigação científica, atraindo as mentes mais brilhantes de todos os cantos do mundo, aposta essa que tem dado, e continuará a dar, valiosos frutos. 


Etiquetas: